Seu negócio não existe sem a sua marca. Cada vez que os consumidores lembram de você como profissional, ou dos seus produtos e serviços fazem isso associando a marca que ficou gravada em suas memórias.
Se você tem ou está pensando em abrir uma empresa, é importante ficar atento a qual tipo de marca você quer criar. No artigo de hoje, vamos falar um pouquinho sobre marca de posição. Mas afinal o que é isso?
Muitos produtos, tornam-se conhecidos do grande público pelo diferencial que trazem de um sinal singular e específico que os diferencia dos demais produtos. Esse sinal singular, pode ser considerado como marca de posição.
EXEMPLO DE MARCA DE POSIÇÃO
A Revista da Propriedade Industrial nº 2.734 publicou a concessão do registro nº 830621660,relativo à proteção dos clássicos “três furos” na parte frontal dos famosos tênis da marca Osklen.
A proteção dessa marca de posição, incide sobre o uso de três ilhoses enfileirados e nivelados, com distância de 0,5 cm entre eles. Cada ilhós, isoladamente, tem diâmetro de 0,8 cm, e são posicionados de forma centralizada na parte frontal superior do calçado.
Ou seja, a partir do registro a Osklen detém exclusividade sobre o uso dessa marca de posição.
A MARCA DE POSIÇÃO passou a ser regulada no Brasil em setembro de 2021, e entrou em vigor em 1º de outubro do mesmo ano. De acordo com a regulamentação, será registrável como marca de posição o conjunto distintivo capaz de identificar produtos ou serviços e distingui-los de outros idênticos, semelhantes ou afins.
A marca de posição deve ser formada pela aplicação de um sinal em uma posição singular e específica de um determinado suporte e a aplicação do sinal na referida posição deve ser dissociada de efeito técnico ou funcional.
Outros exemplos de marca de posição são “as três barrinhas” no tênis da Adidas.
A SINGULARIDADE DA MARCA DE POSIÇÃO reforça a marca na mente do consumidor. É uma excelente opção para quem busca exclusividade nos seus produtos e fácil fixação visual na mente do público.
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