Convivemos diariamente com grandes marcas, de nome conhecidos mundialmente como Coca-Cola, Mercedes-Benz, Apple.
Quando você olha para essas marcas imediatamente reconhece o produto que cada uma delas representa.
No dia a dia é notável como as marcas tornam-se referência de produtos ou serviços, exemplos clássicos disso temos o sabão em pós OMO, esponja de aço BOMBRIL, entre outros que estão na memória do consumidor.
A melhor maneira de distinguir sua marca das demais é criar uma IDENTIDADE, torná-la única.
Afinal o que é a marca?
A marca é a representação figurada do seu produto ou serviço. Ou seja, pode ser uma imagem, palavra, letra, sinal, símbolo, elementos figurativos (logos) ou combinação dos mesmos que tenha capacidade para diferenciar seu produto ou serviço dos demais.
De acordo com a Legislação brasileira são suscetíveis de registro como marca todos os sinais distintivos visualmente perspectíveis, não compreendido nas proibições Legais, conforme disposto no artigo 122 da Lei 9279/96 (Lei de Propriedade Industrial).
Quanto a sua natureza, as marcas são classificadas como de produto, de serviço, de certificação ou marca coletiva (falaremos mais a respeito dessa classificação em outro artigo).
De que forma deve ser a apresentação da Marca?
No que se refere a formas gráficas de apresentação, as marcas podem ser nominativas, figurativas, mistas ou tridimensionais.
Proteja sua marca, Registre.
Todas as marcas citadas acimas iniciaram suas histórias tendo como ponto de partida a importância da proteção de sua identidade, seus idealizadores registraram sua marca.
Você só terá UMA MARCA PARA CHAMAR DE SUA se fizer o Registro da Marca junto ao INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Quem não registra não é dono.
Para saber como registrar sua marca seguindo todos os requisitos legais entre em contato com nossa equipe.
--------------------
Por Soeli Fernandes OAB/PR 67.532, em 07 de junho de 2019.
Sócia fundadora da Identidade Marcas e Patentes
Fique à vontade para escrever um e-mail para contato@identidademarcas.com.br
Comments