1- IDENTIFICAR PRODUTOS E SERVIÇOS.
A função principal de uma marca é facilitar a identificação de um produto ou serviço, por parte do consumidor. Resumidamente, marca é todo sinal distintivo que serve para destacar, no mercado consumidor, produtos ou serviços a ela vinculados.
O foco está na possibilidade de o consumidor diferenciar produtos e serviços ofertados no mercado de consumo a outros semelhantes, com o intuído de evitar erro do consumidor ou associação indevida de produtos e serviços ofertados por empresas diferentes, bem como, desestimular a pratica de concorrência desleal.
Normalmente consumidores satisfeitos com determinados produtos tendem a voltar a compra-los. E para isso é necessário que eles sejam capazes de diferenciar produtos no mesmo seguimento de mercado, o que pode se dar por meio do sinal distintivo da marca.
2- ENTENDER A ORIGEM
Esclarecer a origem de determinado produto ou serviço está ligado à sua procedência, ajudando o consumidor entender a origem do que está sendo oferecido. Desta forma, auxilia os consumidores a optar entre as várias opções de produtos existentes no mercado. Um exemplo de identificação de origem se dá com a marca iPhone, que se sobressai no mercado de smartphone e está associada a procedência de confiança e durabilidade da Apple.
3- GARANTIR A QUALIDADE
A qualidade da marca traz à percepção do público para a sua empresa. Ou seja, ela é a reputação do seu negócio diante do público. Quando uma marca conhecida por sua qualidade lança um produto, normalmente a aceitação do público consumidor é alta, pois já conhecem a qualidade associada aquela marca. Sendo assim, é comum que os consumidores criem laços afetivos com algumas marcas, já que eles esperam encontrar um conjunto de qualidades ou determinadas características nos produtos representados, ou seja, quando o consumidor experimenta e aprova um produto ou um serviço de determinada marca, a expectativa dele é que a qualidade que o conquistou como consumidor seja mantida.
Agora que você já conhece algumas das funções da marca, corra e registre a sua. Pois somente com o registro você garante a titularidade desse ativo tão importante para seu negócio.
Por Soeli Fernandes
Quer saber mais a respeito de registro de marcas, entre em contato com nossa equipe: contato@identidademarcas.com.br
Comments