Vai abrir seu negócio e não sabe qual é a diferença entre razão social, nome fantasia e marca. Calma, o mundo empresarial pode parecer um pouco confuso ou complicado, principalmente no início do seu negócio.
Para auxiliá-lo nessa tarefa abaixo seguem algumas informações.
Então, vamos lá!
1- O QUE É RAZÃO SOCIAL?
Razão Social é o nome de registro de uma empresa, e nasce no momento que você registrar sua empresa na Junta Comercial do seu Estado. Este termo é basicamente o nome jurídico da empresa. É o nome pelo qual sua empresa será identificada junto aos órgãos governamentais, constará no seu CNPJ e estará presente em todos os documentos legais da empresa, incluindo contrato social, notas fiscais, escrituras, etc.
Escolha com cuidado!
É importante ressaltar que uma Razão Social não pode ser igual à outra já existente na Junta Comercial do mesmo estado, ou seja, a nível estadual não poderá ter outra empresa com a mesmo nome comercial atuando no mesmo ramo de atividade.
Sendo a Razão Social exclusiva, é importante que antes de registrar sua empresa, você ou seu contador verifique na Junta Comercial ou cartório de registro do seu estado se a razão social que você deseja está disponível.
2- O QUE É NOME FANTASIA?
O Nome Fantasia também chamado de nome de fachada, é o nome comercial do seu empreendimento. Aquele nome que você escolheu para ser visto pelos seus clientes, ou seja, aquele que você coloca na faixada do estabelecimento, na sua logomarca, estampa os panfletos, site e redes sociais. O nome fantasia pode ser igual, semelhante ou totalmente diferente da razão social.
3- O QUE É MARCA?
A marca é a identificação de um produto ou um serviço. Deve ser um sinal visualmente perceptível pelo consumidor. Normalmente a marca será representada pela logomarca ou símbolo que identifica os produtos ou serviços da sua empresa.
É comum confundir MARCA com o nome fantasia, pois uma empresa pode registrar seu nome fantasia como MARCA, por exemplo. Dependendo o ramo de negócio, uma empresa pode ter inúmeras marcas que identificam diferentes produtos ou serviços.
A marca pode ser registrada nas categorias
Nominativa, na qual somente o nome é registrado;
Figurativa, na qual a logomarca contém apenas figura (desenhos, imagem);
Mista, quando a logomarca é composta por figuras e palavras.
Lembrando que, para chamar a atenção do público é interessante que a MARCA seja criativa. Para isso, vale pensar bastante, pedira ajuda da família e dos amigos, escrever os nomes no papel até chegar aquele que você considere perfeito para seu negócio.
ATENÇÃO!
O fato da sua empresa estar devidamente registrada na Junta Comercial, não garante a proteção jurídica da marca.
LEMBRE-SE: RAZÃO SOCIAL E NOME FANTASIA NÃO É MARCA.
Para ter proteção, a marca precisa ser registrada junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI. Após o registro a proteção da MARCA é assegurada em todo o Brasil para o ramo de negócio solicitado.
Para finalizar, abaixo segue alguns exemplos para você melhor visualizar as diferenças entre Razão social, nome fantasia e marca.
Não esqueça que, para proteger sua MARCA não basta o registro da razão social na Junta Comercial ou o seu nome fantasia, é necessário também o Registro da marca no INPI.
Sua MARCA é a IDENTIDADE de sua empresa perante o público consumidor. REGISTRE!
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