Basicamente o registro de marca é um titulo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
No Brasil, esse titulo tem validade nacional, ou seja, independente se você utiliza sua marca em apenas uma cidade ou Estado, ela esta protegida a nível nacional, isso significa que em nenhum outro local do Brasil outra empresa poderá utilizar uma marca igual a sua.
O registro garante proteção nacional por 10 anos e poderá ser renovado.
Veja a seguir 02 benefícios de ter sua marca registrada:
BENEFÍCIO n.º 1 - INDENIZAÇÃO POR USO INDEVIDO
A marca é a identificação do seu produto ou serviço perante os consumidores, por isso o uso indevido pode causar grandes prejuízos em seu negócio.
Portanto, identificado o dano por o uso indevido da marca registrada, o titular da marca pode buscar a reparação civil por meio da indenização por uso indevido.
BENEFÍCIO n.º 2 - ATIVO FINANCEIRO- VENDA DA MARCA
Sim, a marca pode ser negociada entre pessoas/empresas. No início do seu negócio talvez você não tenha ideia do valor da sua marca, mas acredite, ela pode valer muito no futuro.
Exemplo disso temos a marca DASLU, que mesmo após a falência da empresa a marca foi vendida por milhões. DASLU era uma loja de artigos de luxo de São Paulo. Criada em 1958 tornou-se referência no mercado de luxo e no lançamento de moda no Brasil. No entanto, entrou em declínio e foi decretada sua falência.
Mesmo após deixar de existir no mercado da moda, a MARCA tem prestigio na classe alta. Devido a força da marca ela foi vendida em leilão por 10 milhões. Quem adquiriu os direito de titularidade da marca foi construtora Mitre.
A Mitre tem direito sobre as 51 marcas da empresa, casos, por exemplo, do Terraço Daslu, do Daslu Vintage e da Villa Daslu. A estratégia da empresa é atrelar o público de alta renda da marca de luxo para o setor imobiliário.
Claro que existem outros benefícios, mas somente os dois exemplos acima já deixa claro a importância do registro da sua marca, tanto para o inicio do seu negócio quando para seus investimentos futuros.
Para saber mais entre em contato: contato@identidademarcas.com.br.
Comments