O registro de uma marca passa pela avaliação do INPI que segue alguns critérios para determinar se aquela marca preenche os requisitos necessários para receber o certificado de registro. Dentre esses critérios, está a chamada ANÁLISE DE COLIDÊNCIA ENTRE SINAIS.
Nessa análise o INPI verifica os aspectos gráficos, fonéticos e ideológicos da marca, com o objetivo de verificar se existem semelhanças entre as marcas e se essas semelhanças são capazes de gerar confusão ou associação indevida ao público consumidor.
A análise de colidência é parte importante na verificação da disponibilidade da marca.
No aspecto gráfico serão analisados o uso de formas geométricas, cores ou combinações de cores, pois a semelhança desses aspectos podem contribuir para que o consumidor confunda uma marca com a outra.
Na comparação fonética serão analisados as semelhanças e diferenças na sequência de silabas, na entonação das palavras, ritmo de frases e expressões.
Existem algumas marcas que possuem sinais que apesar de distintos em suas formas fonéticas e gráficas apresentam semelhança em seu aspecto ideológico, ou seja, evocam idéias muito parecidas com outra já registrada e inserida no mesmo segmento mercadológico e por isso podem levam o consumidor a confundi-las, o INPI também está atento a esse detalhe, tendo em vista tratar da reprodução ou imitação de um conceito.
Sendo assim, antes de iniciar o registro da sua marca verifique todos esses aspectos evitando assim que sua marca seja COLIDENTE, considerada reprodução ou imitação da marca de terceiros.
Em caso de dúvida, procure um profissional.
Comments