Todo empreendedor tem como objetivo o sucesso do seu negócio, mas muitas vezes esquece de proteger os ativos intangíveis de sua empresa como a marca.
Proteger sua marca é uma excelente estratégia de negócio, mas para garantir proteção e usufruir de todos os benefícios da marca é preciso registrar.
Para você entender melhor os benefícios do Registro da marca vamos listar alguns itens abaixo:
O Registro da marca agrega valor e gera credibilidade a produtos e serviços
Ao ter sua marca registrada a empresa transmite confiança aos consumidores, pois é um indicativo da qualidade de seu produto ou serviço. O registro é essencial para que seus clientes valorizem seus produtos, ou seja, ela agrega valor e credibilidade a seu empreendimento.
O registro de marcas ajuda inibir a concorrência desleal
A marca registrada garante exclusividade de uso em todo o Brasil no seu segmento de mercado. Ou seja, só quem detém a propriedade da marca pode utiliza-la ou autorizar sua utilização.
Garantia de um ativo que pode valer muito no futuro
No início do negócio talvez você ache que sua marca não seja valiosa, mas saiba que ela pode valer muito no futuro. Já imaginou se empresas como Amazon ou Google não tivessem registados suas marcas? Se você tem umas pequenas empresas ou startups registre sua marca no começo pois esse ativo intangível pode vir a valer muito no futuro. Seja o primeiro a formalizar a propriedade da marca e evite questionamentos no futuro.
Marcas registradas facilitam indenizações em caso de uso indevido
É possível que concorrentes a utilizem sua marca sem sua autorização ou de forma indevida, podendo gerar dano à sua imagem, identidade e credibilidade. Nesse caso, seu concorrente esta violado um interesse protegido pelo ordenamento jurídico, configurando um dano, podendo ele ser material ou imaterial. Nesse contexto, você pode agir judicialmente afim de recompor os danos patrimoniais ou extrapatrimoniais decorrentes do uso indevida da marca por terceiros.
Marcas podem ser vendidas, licenciadas e franqueadas
A riqueza de um negócio é composta por mais do que seus bens materiais. Que tal aumentar os rendimentos sobre seus ativos? Assim como outros bens da empresa a marca pode ser vendida, licenciada e franqueada. Mas, para que possam ceder o direito de uso da sua marca, negociá-la em transações de fusão, aquisição ou venda de empresas ela precisa estar registrada e devidamente regulamentada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
Fidelização de consumidores
Ter clientes fiéis a sua marca significa ter pessoas ativamente consumindo seus produtos ou serviços.
Quando um cliente ou consumidor é fidelizado a sua marca significa que ela reconhece a qualidade e demais diferenciais de seus produtos e serviços. Por isso, priorize a proteção legal de sua marca e evite que outras empresas tirem proveito do reconhecimento do seu negócio.
Proteção ao nome da empresa
A inscrição de sua empresa na Junta Comercial garante proteção e exclusividade do nome apenas no âmbito do estado onde foi feito o registro. Por outro lado, a marca registrada junto ao INPI garante ao seu detentor a proteção em todo o Brasil no ramo de atividade exercida.
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Soeli Fernandes
Sócia fundadora da Identidade Marcas & Patentes
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